UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO
CENTRO DE ESTUDOS SUERIORES DE IMPERATRIZ
CURSO DE PEDAGOGIA
CENTRO DE ESTUDOS SUERIORES DE IMPERATRIZ
CURSO DE PEDAGOGIA
ANA LÚCIA DA SILVA FONSECA
DOMINGAS SOARES ALVES
MARA ANDELYANNE LEAL BARROS
MARIA ELENICE DA SILVA GOMES
JESSICA DANIELLY SANTOS LIMA
RONILMA DOS SANTOS SILVA
SAMARA PIMENTEL DA SILVA
TANIA DA SIVA FERNANDES
EDUCAÇÃO TECNOLOGICA: Cenário da pesquisa
Imperatriz
2011
ANA LÚCIA DA SILVA FONSECA
DOMINGAS SOARES ALVES
MARA ANDELYANNE LEAL BARROS
MARIA ELENICE DA SILVA GOMES
JESSICA DANIELLY SANTOS LIMA
RONILMA DOS SANTOS SILVA
SAMAR PIMENTEL DA SILVA
TANIA DA SIVA FERNANDES
EDUCAÇÃO TECNOLOGICA: Cenário da pesquisa
Artigo Científico apresentado na disciplina Multimeios na Educação do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão CESI, como requisito para a obtenção de nota.
Orientador: Professor Joas M. dos Santos.
Imperatriz
2011
RESUMO
O presente trabalho apresenta-se sob a forma de pesquisa destina ao universo escolar de duas escolas publicas no que se refere a inserção dos computadores dentro destas. Valendo-se da Rede Mundial de Computadores ( INTERNET) como recurso principal na elaboração e desenvolvimento de práticas pedagógicas. Esta pesquisa visa também contribuir para nós, enquanto futuras profissionais da área de educação à luz dos esclarecimentos sobre as dificuldades enfrentadas no contexto tecnológico educacional. Acreditamos que por meio desta pesquisa foi possível atender as nossas expectativas, ou seja, vimos que a incorporação da Informática na escola pública é viável e pode-se desenvolver um trabalho colaborativo com os professores de modo a mediar suas atividades por meio dos recursos disponíveis.
Palavras-chave: pesquisa, recurso, midiáticos, tecnológico, práticas pedagógicas, qualificação.
Abstrat
This work is presented in the form of research designed to the school in two public schools regarding the integration ofcomputers into these. Drawing on the World Wide Web (Internet)as a primary resource in the design and development of educational practices. This research also aims to contribute tous, as future professionals in the field of education in the light ofinsights into the difficulties faced in the technological education.We believe that through this research it was possible to meet ourexpectations, ie, we found that the incorporation of information technology in public school is viable and can develop acollaborative work with teachers in order to mediate theiractivities through the available resources.
Key words: research, resources, media, technology, teaching practices, qualification.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta-se sob a forma de pesquisa destina ao universo escolar de duas escolas publicas no que se refere a inserção dos computadores dentro destas. Valendo-se da Rede Mundial de Computadores ( INTERNET) como recurso principal na elaboração e desenvolvimento de práticas pedagógicas.Neste caso, todo o trabalho será norteado pelas observações feitas e questionamentos realizados com o corpo docente e discente das escolas visitadas,no intuito de entendermos a prática no que diz respeito a teoria de multimeios como ferramenta educacional.
O aluno é o foco principal e como tal deve ser preparado para apropriar-se deste recurso e o professor deve estar preparado para utilizar estes meios como recurso pedagógico, sobre estes aspectos, iremos discorrer a respeito na dissertação deste trabalho.
Esta pesquisa visa também contribuir para nós, enquanto futuras profissionais da área de educação à luz dos esclarecimentos sobre as dificuldades enfrentadas no contexto tecnológico educacional e o processo de emancipação e adaptação aos recursos midiáticos bem como a utilização dos mesmos, como alternativa enriquecedora para o crescimento intelectual realizado através dos alunos.
Durante as observações podemos constatar algumas mudanças diante do processo de informatização e percebemos o quanto os professores e gestores não somente cumprem o que lhes é imposto, exigido, mas participam de maneira significativa deste processo de mudança. Corroborando através das práticas educacionais, por meio de projetos que contribuem para uso destes recursos como instrumento pedagógico na vida pessoal e escolar dos discentes. É importante ressaltar que estes recursos também facilitam, tanto na elaboração como na ministração de conteúdos e também na realização de trabalhos escolares feitos pelos alunos.
Dentro desse contexto espera-se que a escola seja capaz de exercer o seu papel de educar, de modo que o aluno seja capaz de lidar com a realidade atual. Caso contrário a escola corre o risco de tornar-se uma instituição condenada ao desaparecimento’’ (MORAES-1997). Na fala de Moraes percebe-se o quanto a escola tem o papel fundamental de inserir o aluno dentro da proposta tecnológica educacional e este trabalho tem por finalidade, como foi citado interiormente, constatar esta inserção nas escolas públicas pesquisadas.
2. EDUCAÇÃO TECNOLOGICA: Cenário da pesquisa
A escola [1] conta com cerca de 610 alunos distribuídos no período matutino e vespertino, atendendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental com o corpo docente de 32 professores.
A escola [2] funciona nos períodos diurnos e noturnos e atende 748 alunos de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA na modalidade Ensino Médio e tem cerca de 37 professores formando o corpo docente.
As escolas possuem salas de aulas com ventiladores, oferecendo bibliotecas, secretarias, sala de direção e laboratório de informática. Na escola [1] o laboratório funciona com 15 computadores estando todos eles ligados em rede e configurados para se conectarem por via de Internet ligados aos programas Brasil Online e Sistema Positivo, a mesma possui uma máquina fotográfica digital, uma filmadora, duas TVs, um aparelho de DVD, um estúdio de rádio, um retroprojetor, um projetor multimídia, duas caixas de som amplificadas, um aparelho de som, dois microfones, duas impressoras e dois notebooks. Na escola [2] o laboratório funciona com 12 computadores, dois notebooks, um sistema de rádio, um retroprojetor, duas TVs, cinco microfones, dois microsistem, dois aparelhos de DVD, três impressoras, uma câmera digital, um acervo com materiais impressos, quatro caixas de som amplificadas e dois projetores multimídia.
Nas escolas os recursos são utilizados diariamente, com o objetivo de implementar o trabalho pedagógico, na escola [1] o laboratório de informática funciona de acordo com os horários agendado pelas turmas e os demais recursos são utilizados de acordo com a solicitação dos professores da escola para os eventos da mesma. Na escola [2] o laboratório e os outros recursos também funcionam de acordo com a solicitação dos professores. Nas escolas está incluso no projeto político pedagógico os recursos midiáticos e o planejamento para a utilização do mesmo, na escola [1] os recursos são mais utilizados pelos professores de matemática e português, e na escola [2] são mais utilizados pelos professores de português, arte, ciências, geografia e história, exceto de matemática que não solicita o recurso. Considerando que a escola [2] dispõe de 37 professores, apenas 16,21% não utilizam este recurso o que corresponde a um total de 6 professores.
Segundo Almeida, [...] a preparação do professor que vai usar o computador com os seus alunos deve ser um processo que o mobiliza e o preparem para incitar seus educandos. [...]. Podemos observar que nem todas as escolas, os professores possuem capacitação para utilizar os recursos midiáticos. Na escola [1] possui um técnico para auxiliar na utilização dos recursos, o mesmo trabalha junto com os professores para dar continuidade nos assuntos trabalhados em sala de aula, na escola [2] foi realizado um curso de qualificação para os professores no NTE (Núcleo de Tecnologia e Educação) com a carga horária de 40 horas, segundo a diretora, o NTE funciona todos os dias com a qualificação gratuita, disponibilizados a todos os professores, nessa mesma perspectiva a escola promoveu um curso com duração de quatro dias com recurso do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) com o intuito de melhorar o trabalho pedagógico da mesma.
Os professores apenas treinados para uso de certos recursos computacionais são rapidamente ultrapassados por seus alunos que tem condições de explorar o computador de forma mais criativa e isso provoca diversos questionamentos quanto ao papel do professor e da educação. (ALMEIDA, p.46)
Percebemos esse problema na escola [2], mesmo com a capacitação, os professores deixam a desejar no manuseamento do computador, desse modo os alunos ultrapassam os seus conhecimentos no que diz respeito a essas tecnologias.
Nas escolas, durante o planejamento mensal é designada uma parte para a realização do planejamento dos recursos midiáticos onde são definidos os conteúdos que serão trabalhados com os mesmos.
De acordo com a pesquisa feita com os alunos da escola [2], percebe-se uma contradição no que consta dentro do projeto político pedagógico desta, no qual foi relatado por duas alunas (A e B) da série do 9º ano do Ensino Fundamental que dizem utilizar o laboratório somente quando lhes é solicitado trabalho por alguns professores. Em suas falas percebemos que o trabalho é realizado esporadicamente e que não há o acompanhamento do professor que solicitou o trabalho. Mas há também aqueles que utilizam para ajudar na aula, como é o caso das professoras de português e história. Elas dizem gostar e até mesmo aprendem como utilizar a Internet como recurso pedagógico. No entanto na escola [1] s alunos entrevistados relataram que utilizam o laboratório de informática uma vez por semana, ou seja, isso significa dizer que a escola atende o que está proposto no Projeto Político Pedagógico da escola no qual o uso tem por finalidade enriquecer a aula de determinada disciplina utilizando o Brasil online e Sistema Positivo como ferramenta pedagógica. De acordo com os relatos da técnica responsáveis pelo laboratório de informática os professores de português e matemática são os que mais utilizam esses recursos.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Contudo, este trabalho é de notória importância, pois nos ajudou no desenvolvimento da pesquisa a respeito da tecnologia educacional desempenhada dentro das escolas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, permitindo que possamos compreender o auxílio dos recursos tecnológicos.
Este trabalho foi de grande relevância para nós enquanto futuras pedagogas no que se refere ao entendimento das funções exercidas pelos gestores e professores e o quanto que a educação teve grandes mudanças, principalmente na esfera tecnológica. Foi possível mostrar que as instituições escolares visitadas possuem a estrutura tecnológica que favoreça o aprendizado dos alunos e a participação dos professores foi notada e comprovada através dos relatos colhidos. Vale ressaltar a facilidade dos alunos manusearem os computadores e os sistemas de informação.
Acreditamos que por meio desta pesquisa foi possível atender as nossas expectativas, ou seja, vimos que a incorporação da Informática na escola pública é viável e pode-se desenvolver um trabalho colaborativo com os professores de modo a mediar suas atividades por meio dos recursos disponíveis.
Portanto, a incorporação desses recursos tecnológicos às práticas pedagógicas deve ser estabelecida pelos professores e esses recursos utilizados como meio e não fim. E nós devemos estudar as novas tecnologias com o objetivo de promover a integração dos trabalhos realizados nas escolas públicas.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e Formação de Professores. Coleção Informática para a mudança na Educação. Editora: Estação Palavra, 2000.
LOPES, Prof. José Junio. A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR, 2006. Disponível em: <http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/ artigojunio.htm> Data de acesso: 17.11.11 ás 22:00pm
Nenhum comentário:
Postar um comentário