terça-feira, 27 de setembro de 2011

O COMPUTADOR NA SOCIEDADE DO CINHECIMENTO

          A educação está em constante mudanças e como tal, se adéqua as concepções paradigmáticas que vive a sociedade.Com o uso de novas tecnologias, e valendo-se da Rede mundial de computadores-Internet, como recurso principal na elaboração e no desenvolvimento de práticas pedagógicas, os computadores vão se tornando cada vez mais, uma ferramenta educacional,contribuindo para instigar o aluno a pesquisar e a buscar informações relevante para o seu desenvolvimento.
         E essa busca é de fundamental importância, pois as experiências obtidas no âmbito escolar,proporciona profundas mudanças pedagógicas, apoiadas nas atividades desenvolvidas por alunos e professores. No decorrer dessas mudanças, pode se constatar que a presença do professor fica assegurada quando se utiliza computador na escola, e o que se questiona é a formação do mesmo. Pois é necessário que o professor,conheça os recursos disponibilizados pela a escola acrescentando a sua didática as novas realidades, incluindo os recursos da informática.
        Diante desse contexto José Armando Valente e seus colegas do núcleo de Informática Aplicada, apresentaram através desse livro que reuni um  conjunto de artigos fundamentando a importância da informática como ferramenta ás práticas pedagógicas, ressaltando  que é  necessário que os educadores se adapte  as novas tecnologias, para que dessa maneira consiga contribuir  na construção  do conhecimento do educando.
        Além disso, o livro apresenta um pouco da história da caminhada da informática na educação brasileira, e as influências  ocasionadas por outros países, entre eles os Estados Unidos e a França.Os textos mostram ainda as mudanças ocorridas na sociedade, e discute as possibilidades de como essas mudanças deverão também ocorrer na escola e na sociedade.
      Portanto deve-se avaliar o uso dos recursos disponibilizados pelas novas tecnologias, entre elas o computador que envolve todos os elementos das comunidades escolares que os utilizam como instrumento educacional, e através da interação professor-aluno promova a implementação na comunidade escolar o uso de computador enfatizando a importância da reflexão critica sobre esses novos recursos.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Informática e Formação de professores




            A Sociedade do século XXI tem passado por grandes transformações, tanto em aspectos econômicos, culturais, sociais, financeiro e  educacionais.  E essas  constantes mudanças, exige um sistema educacional cada vez mais eficaz. Tendo em  vista essa realidade a autora Elizabeth Bianconcini, apresenta uma analise relacionada ás atividades de formação de professores em diferentes instituições, pondo em foco a orientação  a formação de professores para o uso pedagógico de novas tecnologias.
              Pois a inserção da tecnologia nas escolas, além da estrutura e de equipamentos adequados, exige também que os profissionais estejam capacitados a manejar essas novas técnicas, além de criar novas formas de orientar e ajudar o educando a utilizar de forma correta essas ferramentas. Todavia envolver os professores nesse novo contexto é um grande desafio por que não se trata de ensiná-lo somente a manusear a tecnologia, mas sim de indicar o caminho para um novo tipo de produção que pode ser gerada a partir da utilização da mesma no contexto educacional.
            Hoje á maioria da população tem acesso a Intenet, seja porque possui um computador com acesso a mesma ou através de Cyber e Lan House, entretanto o impacto das mudanças que podem provocar uma transformação no que diz respeito ao desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da auto- estima do aluno, deixa a desejar, pois sues recursos grandiosos e transformadores, por muitos não foram descobertos, pelo contrario a maioria são apenas receptores de informações e não pesquisadores.
          No livro a autora apresenta diversas opiniões de diferentes pesquisadores que acreditam que é necessário que haja uma mudança na atual modelagem da educação de tal forma, que o aluno compreenda o mundo onde ele está inserido. E em busca dessa transformação na educação não é simplesmente o desejo de inserir a informática no plano pedagógico, mais sim uma mudança das praticas educacionais existente, favorecendo a formação de pessoas criticas, com autonomia para desenvolver suas potencialidades, e aprimorando seus conhecimentos.
          Diante do que foi exposto no livro faz-se necessário que haja uma reflexão sobre a utilização da informática como instrumento de auxilio na educação, além da capacitação dos professores. Além disso é importância que a escola tenha um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos, estimulando a produzir conhecimento com o uso do computador.       
  



                                                                                     Maria elizabeth Bianconcini de Almeida,
                                                                        Professora da faculdade de Educação
                                                                       da Pontifícia Universidade católica de
                                                            São Paulo,Mestre e doutora em
                                                               Educação:Currículo na PUC-SP.