terça-feira, 27 de setembro de 2011

O COMPUTADOR NA SOCIEDADE DO CINHECIMENTO

          A educação está em constante mudanças e como tal, se adéqua as concepções paradigmáticas que vive a sociedade.Com o uso de novas tecnologias, e valendo-se da Rede mundial de computadores-Internet, como recurso principal na elaboração e no desenvolvimento de práticas pedagógicas, os computadores vão se tornando cada vez mais, uma ferramenta educacional,contribuindo para instigar o aluno a pesquisar e a buscar informações relevante para o seu desenvolvimento.
         E essa busca é de fundamental importância, pois as experiências obtidas no âmbito escolar,proporciona profundas mudanças pedagógicas, apoiadas nas atividades desenvolvidas por alunos e professores. No decorrer dessas mudanças, pode se constatar que a presença do professor fica assegurada quando se utiliza computador na escola, e o que se questiona é a formação do mesmo. Pois é necessário que o professor,conheça os recursos disponibilizados pela a escola acrescentando a sua didática as novas realidades, incluindo os recursos da informática.
        Diante desse contexto José Armando Valente e seus colegas do núcleo de Informática Aplicada, apresentaram através desse livro que reuni um  conjunto de artigos fundamentando a importância da informática como ferramenta ás práticas pedagógicas, ressaltando  que é  necessário que os educadores se adapte  as novas tecnologias, para que dessa maneira consiga contribuir  na construção  do conhecimento do educando.
        Além disso, o livro apresenta um pouco da história da caminhada da informática na educação brasileira, e as influências  ocasionadas por outros países, entre eles os Estados Unidos e a França.Os textos mostram ainda as mudanças ocorridas na sociedade, e discute as possibilidades de como essas mudanças deverão também ocorrer na escola e na sociedade.
      Portanto deve-se avaliar o uso dos recursos disponibilizados pelas novas tecnologias, entre elas o computador que envolve todos os elementos das comunidades escolares que os utilizam como instrumento educacional, e através da interação professor-aluno promova a implementação na comunidade escolar o uso de computador enfatizando a importância da reflexão critica sobre esses novos recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário