quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Informática e Formação de professores




            A Sociedade do século XXI tem passado por grandes transformações, tanto em aspectos econômicos, culturais, sociais, financeiro e  educacionais.  E essas  constantes mudanças, exige um sistema educacional cada vez mais eficaz. Tendo em  vista essa realidade a autora Elizabeth Bianconcini, apresenta uma analise relacionada ás atividades de formação de professores em diferentes instituições, pondo em foco a orientação  a formação de professores para o uso pedagógico de novas tecnologias.
              Pois a inserção da tecnologia nas escolas, além da estrutura e de equipamentos adequados, exige também que os profissionais estejam capacitados a manejar essas novas técnicas, além de criar novas formas de orientar e ajudar o educando a utilizar de forma correta essas ferramentas. Todavia envolver os professores nesse novo contexto é um grande desafio por que não se trata de ensiná-lo somente a manusear a tecnologia, mas sim de indicar o caminho para um novo tipo de produção que pode ser gerada a partir da utilização da mesma no contexto educacional.
            Hoje á maioria da população tem acesso a Intenet, seja porque possui um computador com acesso a mesma ou através de Cyber e Lan House, entretanto o impacto das mudanças que podem provocar uma transformação no que diz respeito ao desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da auto- estima do aluno, deixa a desejar, pois sues recursos grandiosos e transformadores, por muitos não foram descobertos, pelo contrario a maioria são apenas receptores de informações e não pesquisadores.
          No livro a autora apresenta diversas opiniões de diferentes pesquisadores que acreditam que é necessário que haja uma mudança na atual modelagem da educação de tal forma, que o aluno compreenda o mundo onde ele está inserido. E em busca dessa transformação na educação não é simplesmente o desejo de inserir a informática no plano pedagógico, mais sim uma mudança das praticas educacionais existente, favorecendo a formação de pessoas criticas, com autonomia para desenvolver suas potencialidades, e aprimorando seus conhecimentos.
          Diante do que foi exposto no livro faz-se necessário que haja uma reflexão sobre a utilização da informática como instrumento de auxilio na educação, além da capacitação dos professores. Além disso é importância que a escola tenha um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos, estimulando a produzir conhecimento com o uso do computador.       
  



                                                                                     Maria elizabeth Bianconcini de Almeida,
                                                                        Professora da faculdade de Educação
                                                                       da Pontifícia Universidade católica de
                                                            São Paulo,Mestre e doutora em
                                                               Educação:Currículo na PUC-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário